No menu Ficheiro, submenu Exportar, encontra a opção Folha dinâmica como Página Web (html).
No topo da janela de exportação pode inserir título, autor e data da sua folha dinâmica html.
O submenu Geral permite-lhe adicionar algum texto que pode ser localizado antes ou depois da sua construção dinâmica (por exemplo, uma breve descrição da construção e algumas tarefas a desenvolver pelos alunos). A construção pode ser incluida directamente na página web ou aberta através de um clique num botão que aparece na página web.
O submenu Avançado permite-lhe alterar a funcionalidade da construção dinâmica (icone para refazer a construção, duplo clique na zona gráfica para abrir a janela da aplicação); também lhe permite modificar a interface do utilizador (mostrar ou não a barra de menu, definir as dimensões da janela de visualização, etc.).
Nota: não escolha valores muito grandes para as dimensões da construção dinâmica, pois esta pode não ser totalmente visível pelo browser.
Quando exporta uma folha dinâmica são criados vários ficheiros:
· ficheiro html (por exemplo. circulo.html) – este ficheiro inclui a própria folha dinâmica;
· ficheiro GGB (por exemplo. circulo.ggb) – este ficheiro inclui a sua construção GeoGebra;
· geogebra.jar (vários ficheiros) – este ficheiros incluem GeoGebra e tornam a sua folha interactiva.
Todos os ficheiros (circulo.html, circulo.ggb e ficheiros do geogebra.jar ) devem estar na mesma pasta para que a construção dinâmica funcione. É claro que também pode copiar todos estes para outra pasta.
Nota: pode editar o seu ficheiro html e substituir
archive =”geogebra.jar”
por
archive=”http://www.geogebra.org/webstart/geogebra.jar"
Nota: o ficheiro HTML exportado pode ser visto por qualquer browser (Mozilla, Internet Explorer, Safari, etc.). Para que a construção dinâmica funcione o plugin Java (versão 1.4.2 ou posterior) deve estar instalado e activado no computador. Pode obter a última versão do plugin Java em http://www.java.com sem qualquer encargo. Se quiser usar a sua folha dinâmica na rede de computadores da sua escola, pergunte ao administrador da rede se o plugin está instalado e, se não estiver, peça-lhe para o instalar.
Nota: o ficheiro HTML pode ser editado e alterado com FrontPage, WordPad, NotePad, etc.
Tópicos Relacionados